cabelos brancos

O que os cabelos brancos dizem sobre sua saúde

De problemas cardíacos a simples deficiência de vitaminas, seus cabelos dizem muito sobre sua saúde e os cabelos brancos mais ainda.

Os primeiros fios de cabelos brancos em sua cabeça geralmente não são vistos com muito apreço.

Eles são um sinal de que estamos envelhecendo.

Em algumas pessoas, podem surgir prematuramente aos 20 anos ou nos poupam até chegarmos aos 30 anos.

Mas, em alguns casos, cabelos grisalhos podem indicar mais do que a nossa idade biológica: pode sinalizar um desses problemas de saúde.

Separamos um vídeo que para ilustrar o que estamos dizendo logo abaixo e depois deles traremos um resumão completo para você.

Queremos saber:

Você já tem cabelos brancos? Quando começaram a surgir?

Responda nos comentários no final do POST.

Veja também:

5 Maneiras Simples e Fáceis De Adicionar Mais Volume Ao Cabelo

Elimine os cabelos brancos com ingredientes da cozinha

CABELOS BRANCOS NUNCA MAIS

1. Homens podem ter risco aumentado de doença cardíaca

De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia , os cabelos grisalhos estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca nos homens.

No estudo, 545 homens adultos foram divididos em grupos com base em se tinham ou não doença arterial coronariana e quanto cabelos grisalhos ou brancos tinham.

A quantidade de cabelos grisalhos na cabeça de cada homem foi classificada em uma escala de 1 a 5, sendo 1 quase nenhum e 5 sendo branco puro.

Os cientistas também coletaram dados sobre os homens sobre hipertensão, diabetes, tabagismo e histórico médico da família.

Os pesquisadores descobriram que uma pontuação no cabelo de 3 ou mais “estava associada ao aumento do risco de doença arterial coronariana, independentemente da idade cronológica e do estabelecimento de fatores de risco cardiovascular”, segundo o comunicado à imprensa.

Os participantes que já apresentavam doença arterial coronariana apresentaram “um escore estatisticamente mais alto de clareamento capilar e calcificação arterial coronariana mais alta” do que aqueles sem ele.

“O envelhecimento é um fator de risco coronariano inevitável e está associado a sinais dermatológicos que podem sinalizar risco aumentado”, disse Irini Samuel, cardiologista da Universidade do Cairo, no Egito. Mais pesquisas são necessárias, disse ela, acrescentando: “Se nossas descobertas forem confirmadas, a padronização do sistema de pontuação para avaliação do envelhecimento do cabelo pode ser usada como preditor de doença arterial coronariana”.

2. Deficiência de vitaminas causa cabelos brancos

Antes de entrarmos nessa, vamos voltar.

Cada folículo piloso contém pigmento (chamado melanina – a mesma coisa que tinge a pele) que dá a cor ao cabelo.

À medida que envelhecemos, produzimos menos pigmento, resultando em cabelos grisalhos.

Os dermatologistas geralmente usam a regra prática “50-50-50”, que afirma que aos 50 anos de idade, 50% da população tem pelo menos 50% de cabelos grisalhos.

No entanto, algumas pessoas ficam cinza cedo. O que é cedo? Como relata o WebMD :

“Normalmente, os brancos começam a ficar cinzentos na casa dos 30 anos, os asiáticos na casa dos 30 anos e os afro-americanos na casa dos 40 anos”.

Tão cedo é antes desses parâmetros de referência, e são esses fios cinzentos iniciais que podem indicar um desequilíbrio nutricional.

“Os baixos níveis de vitamina B12 são notórios por causar perda de pigmento no cabelo”, diz o Dr. Karthik Krishnamurthy, diretor da Clínica Cosmética do Centro de Dermatologia do Montefiore Medical Center, no Bronx, Nova York, à Good Housekeeping . E um estudo publicado no International Journal of Trichology descobriu baixos níveis de vitamina D3, cálcio sérico e ferritina sérica em pessoas que ficaram grisalhas prematuramente.

Os cabelos grisalhos iniciais também podem ser um sinal de um problema na hipófise ou na glândula tireóide, de acordo com o WebMD.

3. O estresse ajuda a ter cabelos brancos

Talvez você esteja culpando seus cabelos grisalhos por causa do seu chefe ou pelos seus filhos, mas parece que o estresse pode provocar uma mudança na cor do seu cabelo, de acordo com um estudo de Harvard.

Os pesquisadores descobriram que o estresse ativa os nervos que fazem parte da resposta de luta ou fuga. Essa ação pode causar danos permanentes às células-tronco regeneradoras de pigmentos nos folículos capilares.

Para o estudo, publicado na revista Nature , os pesquisadores experimentaram ratos, colocando-os sob estresse físico.

“Quando começamos a estudar isso, eu esperava que o estresse fosse ruim para o corpo – mas o impacto prejudicial do estresse que descobrimos estava além do que eu imaginava”, autor sênior Ya-Chieh Hsu, professor associado de células-tronco e biologia regenerativa, disse em um comunicado . “Depois de apenas alguns dias, todas as células-tronco regeneradoras de pigmentos foram perdidas. Depois que eles se foram, você não pode mais regenerar pigmentos. O dano é permanente.

4. Seu sistema imunológico pode causar envelhecimento repentino

Seu cabelo desenvolve sua cor a partir de células-tronco de melanócitos, que vivem dentro dos folículos.

Quando o cabelo velho cai, as células-tronco adicionam melanócitos aos novos folículos – dando ao cabelo a cor.

Quando as células param de funcionar, os folículos não desenvolvem mais pigmentos.

De acordo com um estudo publicado na PLOS Biology em ratos, quando o sistema imunológico é atacado, ele pode afetar a proteína MITF, que ajuda os melanócitos a funcionar.

Os pesquisadores descobriram que certos camundongos com mutações genéticas para a proteína MITF terão seu sistema imunológico exagerado para combater vírus, que faz com que os melanócitos não se formem mais – levando a um repentino envelhecimento.

Embora o estudo não tenha sido confirmado com seres humanos, os pesquisadores acreditam que ele esclarece como um sistema imunológico enfraquecido pode causar envelhecimento repentino.

“Estamos hesitantes em fazer muitas inferências para os seres humanos sem novas experiências”, disse a autora principal Melissa L. Harris à Reuters . “No entanto, gostaríamos de testar se o mecanismo deste estudo poderia explicar essas histórias anedóticas nas quais as pessoas experimentam cabelos grisalhos prematuros.  Poderia a combinação de uma predisposição genética e uma infecção viral diária ser suficiente para afetar negativamente os melanócitos e as células-tronco dos melanócitos nos seres humanos e causar envelhecimento precoce dos cabelos? ””

5. Seus cabelos podem sofrer de ‘estresse oxidativo’

Os folículos capilares produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, um produto químico usado há décadas como uma maneira barata de clarear ou descolorar os cabelos.

No entanto, se ocorrer um acúmulo de peróxido de hidrogênio, a cor do cabelo pode começar a desbotar.

Como este estudo publicado na revista da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental relata:

Em um novo relatório de pesquisa … as pessoas que estão ficando acinzentadas desenvolvem um estresse oxidativo maciço através do acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, o que faz com que nosso cabelo se alveje de dentro para fora. Mais importante, o relatório mostra que esse acúmulo maciço de peróxido de hidrogênio pode ser remediado com um tratamento proprietário … descrito como um composto tópico ativado por UVB chamado PC-KUS (uma pseudocatalase modificada). Além disso, o estudo também mostra que o mesmo tratamento funciona para a condição da pele, o vitiligo.

6. Cabelos brancos pode estar em seus genes

Isso nós sabemos: se seus pais ou avós ficaram com cabelos grisalhos e se ocorreu cedo, então é provável que aconteça o mesmo com você.

Um estudo encontrou o gene exato responsável pelos cabelos grisalhos .

Este estudo analisou os genomas de mais de 6.000 pessoas da América Latina e identificou 18 genes que influenciam as características capilares, incluindo o IRF4, que anteriormente era conhecido por produzir cabelos brancos em pessoas de origem européia, mas agora está associado aos cabelos grisalhos.

“É a primeira vez que um gene para o envelhecimento é identificado em humanos”, disse o principal autor do estudo, Dr. Kaustubh Adhikari, pesquisador da University College London, em um comunicado à imprensa . “Quando o cabelo fica cinza, acontece algo que faz com que esse gene produza níveis ainda mais baixos de melanina. Agora podemos fazer perguntas funcionais mais específicas ”, disse Adhikari à Newsweek .

Por outro lado, os cabelos brancos podem apenas significar que você acumulou alguma experiência de vida e ganhou suas listras – se você optar por tingi-las ou não.

7. Você é (ou foi) um fumante

Um estudo publicado no Indian Dermatology Online Journal descobriu que os fumantes têm duas vezes e meia mais chances de desenvolver cabelos brancos prematuros do que as pessoas que não fumam.

Fumar pode ser um agravante além em danificar seus cabelos: certos produtos químicos da fumaça se decompõem nas células ciliadas, o que leva à calvície, de acordo com o New York Times .


Sua vez: Você gostou deste post sobre dar volume no cabelo? Então que tal você dar uma força para nós do Ligados nas Dicas e compartilhar com seus amigos em seu site de mídia social favorito!

Você conhece outras maneiras de adicionar volume que eu deixei de fora? Você aprendeu algo novo sobre como adicionar volume ao cabelo? Gostaria de ler sua opinião na seção de comentários abaixo.

Oferecemos neste blog receitas de remédios naturais, receitas de remédios caseiros e informações sobre saúde e bem estar, entretanto nenhuma de nossas dicas ou receitas sugere que você descarte a consulta e acompanhamento de um profissional da área de saúde.

Sabemos que assim como os remédios de laboratório possuem reações, efeitos colaterais, também pode ocorrer o mesmo com tratamentos alternativos, naturais principalmente pelo fato de que cada organismo reage de uma forma. Sempre consulte seu médico.

Siga nos:

Facebook: Ligados nas Dicas

Instagram: @ligadosnas – Link Instagram

Canal Youtube: Youtube Ligados nas Dicas

Pinterest: Pinterest Ligados nas Dicas

cabelos brancos

Cabelos brancos ou grisalhos

 

Sending
Avaliação
5 (1 vote)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.