dieta detox

Dieta Detox – 7 coisas que você precisa saber sobre ela

Com alguns excessos cometidos durante todo o ano e a esperança de manter o corpo lindo para o verão, é comum ver as pessoas correrem em busca da dieta detox.

Ou seja, a primeira coisa que os sonhadores desejam é realizar uma desintoxicação rápida no organismo e começar o plano verão.

Mas, será que a dieta detox é tudo isso que as pessoas andam falando por aí? Ela serve para todo mundo? Quais são as cautelas necessárias?

Se você quer saber tudo isso sobre ela, fique comigo até o final que vou lhe contar detalhes.

Vamos então começar?

Boa leitura.

O que é dieta detox?

A dieta detox tem como principal função ajudar o organismo a passar por um processo natural de desintoxicação.

De maneira natural esse é um procedimento bem comum do corpo e acontece automaticamente no pulmão, pele, rins e fígado.

dieta detox

Entretanto, para que esse processo seja efetivo, é preciso dar um substrato ao organismo.

Mas, o que são esses substratos?

São nutrientes específicos que acabam auxiliando diretamente na desintoxicação.

Ou seja, o corpo passa a criar uma barreira e passa a agir como um filtro, fazendo então com que as toxinas passem a ser eliminadas através das lágrimas, suor, bile e urina.

Por ser uma dieta limpa, com ingredientes orgânicos, sem nenhum tipo de conservante e corante, ela é muito utilizada, pelas pessoas que realmente desejam emagrecer de maneira saudável.

Na maior parte dela, sua composição é baseada em líquidos, como caldos e sucos preparados no mesmo dia do consumo, pois, ele tem um potencial de fazer uma desintoxicação do organismo.

A dieta detox ajuda a emagrecer?

A dieta detox ajuda as pessoas a emagrecer, diminuir a retenção de líquidos e desintoxicar o organismo.

As pessoas costumam se apegar a ela justamente em períodos de festas como o carnaval e o próprio final de ano.

dieta detox

Entretanto, ela também pode ser feita por aquelas pessoas que preferem preparar o corpo antes de começar uma dieta com a reeducação alimentar.

Qual é a dieta detox ou suco que vai te ajudar a emagrecer?

Infelizmente, não existe, até o momento, nenhum tipo de alimento ou mesmo suco detox que irá fazer você emagrecer de maneira isolada.

É fundamental lembrar aqui que a questão de emagrecer é decorrente de diversos fatores e mesmo que a mídia costuma dizer que a detox é sinônimo de emagrecer, faltam evidências que a coloca dentro dessa finalidade.

Além do mais, essa não é uma dieta que está de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Na verdade, a dieta detox tem uma composição heterogênea, entretanto, acaba modificando uma dieta habitual para uma dieta ainda mais restritiva em calorias e acaba desequilibrando os macronutrientes.

Bem sabemos que esse desequilíbrio pode acabar causando danos à saúde.

Quanto tempo você deve fazer uma dieta detox?

Essa não é uma dieta que você deve manter por muito tempo não, entretanto, cada profissional indica um período diferente.

Nesse caso, ela pode variar de um a dois dias, onde se deve consumir somente líquidos ou mesmo se estender de uma semana até 10 dias.

Tudo isso vai depender de como o seu corpo irá realizar a cada dia da dieta detox.

Geralmente, alguns especialistas recomendam uma variação de um até trinta dias, pois, esse é o tempo mais apropriado para que você sinta os benefícios que a limpeza do organismo pode trazer.

O que você não deve comer durante a dieta detox?

Assim como tudo na vida, existem aqueles alimentos que são proibidos na dieta detox, e alguns deles são:

  • Sobremesas;
  • Doces;
  • Açúcar;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes processadas;
  • Todo tipo de bebida que contenha a cafeína;
  • Produtos industrializados;
  • Leite de vaca.
  • Alimentos ricos em glúten;

Vale deixar claro aqui, que você deve fazer uma alimentação saudável e muito bem equilibrada depois de realizar a dieta detox.

Nesse caso, foque sempre em refeições ricas em legumes, frutas, cereais integrais e que sejam pobres em gordura, açúcar, já que ela atua como desintoxicante de maneira contínua.

dieta detox

O que pode acontecer se você fizer a dieta detox com frequência?

Quando você decide fazer uma dieta detox por um longo período, alguns prejuízos podem acabar surgindo como, por exemplo:

  • Fraquezas;
  • Tonturas;
  • Dores de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Desmaio;
  • Indisposição.

Além disso, você pode acabar gerando alguns riscos de saúde mais graves, como:

  • Anemia;
  • Hipoglicemia;
  • Baixa absorção de vitaminas;
  • Perda excessiva de líquido;
  • Hormônios prejudicados;
  • A sensação de barriga cheia passa a ser prejudicada.

Esse tipo de problema de saúde acontece, devido à baixa densidade calórica, que se torna muito abaixo do que é recomendado pelos médicos.

Depois de sete dias de dieta detox, é comum acontecer a ação catabólica dentro do organismo, levando então a perda de músculos e água.

Em que momentos você deve optar pela dieta detox?

Se você sentir que deu uma exagerada na comida durante um período, principalmente comendo muitas besteiras esse é o momento de optar pela dieta detox.

Além disso, é muito comum as pessoas utilizarem essa dieta para se preparar para algum tipo de evento especial.

Normalmente, ela é indicada para as pessoas que acabam sofrendo muito com a retenção de líquidos, que comem fora de casa ou consomem comida congelada com maior frequência.

As contraindicações da dieta detox

A dieta detox não é indicada para as mulheres grávidas ou mesmo que estejam em fase de amamentação, além de crianças e adolescentes, já que são pessoas que estão em fase de crescimento e desenvolvimento.

Por fim, ela também não é a melhor recomendação para as pessoas que têm doenças cardiovasculares, diabetes e doenças crônicas.

 

 

Depois desse post, espero que tenha conseguido todas as informações necessárias para decidir se a dieta detox é uma boa opção para você ou é melhor buscar outra alternativa para o seu dia a dia.

Por fim, a minha sugestão é que você busque o auxílio de um profissional da saúde para que ele possa avaliar a efetividade da dieta para você e claro, se deve ou não seguir.

 

 

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse post, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e te espero no próximo post.

Sending
Avaliação
0 (0 votes)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.