Quer saber quais são os melhores exercícios para cães e porque eles são tão importantes na vida do seu pet? Então se prepare, pois esse post foi feito para você.
Aqui irei lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema e claro, como você pode ajudar o seu melhor amigo a ter uma vida ainda mais saudável no dia a dia.
Vamos lá?
Por que os exercícios para cães são tão importantes?
Não importa qual é a raça, tamanho ou idade do seu cachorro, todo pet precisa de atividades físicas regularmente, mesmo que seja em quantidades diferentes.
É mais do que comprovado que um cansado é muito mais bem comportado, compreensivo, calmo e focado do que os cheios de energia.
Os exercícios para cães quando feitos de maneira constante, consegue não somente beneficiar o próprio pet, como também o seu dono, no caso, você.
Além do mais, as atividades físicas irão deixar o seu pet mais saudável e flexível, ao mesmo tempo que ele irá reduzir diversos problemas comportamentais, como:
- Mastigar;
- Cavar;
- Lambidas excessivas;
- Latir, entre outros comportamentos relacionados a ansiedade.
Quais são os melhores exercícios para cães?
Se você está buscando diversas atividades para fazer com o seu pet, tanto internamente, na sua casa, quanto na rua, abaixo lhe darei diversas opções.
Assim, você não terá problemas nenhum em encontrar a melhor opção para você e que anime o seu pet também.
Vamos começar?
– Percursos com obstáculos:
Você pode fazer o seu pet cansar criando alguns obstáculos.
Assim, é interessante que você utilize alguns itens que sejam altos, claro, proporcional ao tamanho do seu pet.
Nesse caso, você vai incentivar ele a pular com petiscos e brinquedos que ele goste de pegar.
Se possível, um velho bambolê ou mesmo um cabo de vassoura, que pode ser utilizado para se tornar um obstáculo durante o percurso.
O que interessa aqui é que você precisa se abusar da criatividade para que possa deixar o cachorro mais interessado.
Assim, o ideal é que você faça essa atividade com uma certa frequência, para que ao longo dos dias o cão se acostume e comece a te obedecer.
Exercícios para cães – Pega-pega:
Está afim de gastar energia, mas não tem uma companhia? Bom, você pode brincar com o seu pet.
O pega-pega é um dos exercícios para cães que consegue garantir a felicidade do seu pet e ainda fazer com que você e ele gaste algumas calorias.
A parte legal é que você pode fazer essa atividade tanto no quintal da sua casa quanto na rua, caso ele seja adestrado, claro.
– Cabo de guerra:
O cabo de guerra é uma das atividades físicas mais divertidas que você irá encontrar para o seu pet, já que acaba exigindo muita energia dele e também sua.
Portanto, é preciso um pedaço de corda.
Nesse caso, você vai precisar puxar a corda de um lado e o seu cachorro do outro.
Entretanto, você precisa tomar cuidado, pois, dependendo do porte do seu animal, será necessário fazer uma força mais específica na hora de puxar.
Assim, quanto menor o pet, menor será a força necessário.
Aliás, você precisa ter confiança antes de fazer essa brincadeira com o seu cachorro, já que elas acabam exibindo um lado predador do seu amigo.
Exercícios para cães – Faça passeios na coleira:
Outro item, entre os exercícios para cães é uma ótima ideia para o seu pet, já que esse passeio é fundamental por diversos motivos.
Essa é uma atividade que ajuda também o pet há:
- Gastar energia;
- Socializar o pet;
- Movimentar o corpo;
- Estimular diversos sentidos, como audição, visão, tato, olfato.
De maneira geral, esse é um exercício recomendado para todos os cachorros, incluindo os cachorros que são idosos e aqueles que tem problemas de locomoção.
Claro, uma das maiores exceções está relacionada aos filhotes que ainda não receberam as principais vacinas.
Independentemente, é importante você conversar com um veterinário para que possa saber qual é a duração dos passeios e outros itens.
Para que os passeios sejam mais seguros, evite passear com ele entre as 10 horas da manhã e 16 horas.
Não deixe de apostar nos medicamos contra pulgas e carrapatos e mantenha sempre a carteirinha de vacinação em dia.
Por fim, não se esqueça da duração e a intensidade dos passeios devem aumentar aos poucos , conforme o seu pet for ganhando condição física.
– Brincadeiras com ou sem o tutor:
Como tem o termo brincadeiras, muita gente acaba focando nesse item como algo para distrair o pet e começar a criar um vínculo com ele.
Entretanto, saiba que elas são ótimas para exercícios para pet, fazendo eles correrem e se movimentarem mais.
Entre os itens que mais recomendo nesse item é o famoso jogar a bola e pegar.
Aos poucos, fique atento aos sinais de cansaço e respeite sempre os limites do seu cachorro.
Caso você perceba que ele está mais cansado do que normalmente ficaria, consulte um veterinário.
Uma brincadeira que você pode utilizar também e que cansa menos o pet em movimento é ensinar ele a “caçar” alguns petiscos em brinquedos, como bolas recheáveis.
Além de você conseguir manter o cachorro focado, ela também consegue estimular o comportamento que é natural do pet como farejar e buscar o alimento.
– Natação canina:
Por fim, o último entre os exercícios para pet, é a natação canina, principalmente para cachorros que tem problemas na articulação já que tem pouco impacto.
Entretanto, é preciso ter atenção.
Essa atividade física precisa ser realizada sempre com a orientação de um veterinário e claro, sobre a supervisão de um profissional da área.
A atividade também é muito indicada para os cachorros que tem problemas como:
- Pele;
- Otite;
- Feridas;
- Sistêmicas graves.
Depois desse post, tenho certeza que você tem todos os exercícios para cães que precisa para começar a colocar o seu pet para se exercitar.
É interessante que você mude as atividades diariamente para que ele não fique entediado e se recuse a fazer as atividades.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o post, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.